Histórias infantis musicadas

15/04/2018

2 golfinho

 

A terceira edição das histórias infantis musicadas  foi baseada no livro O voo do golfinho do autor angolano Ondjaki e ilustrado Por Danuta  Wojciechowska

A história de um golfinho que queria ser um pássaro , buscando  sua identificação, junto a seus amigos no mar. Um dia ele conseguiu essa façanha e descobriu que muitos outros assim como ele também nao estavam satisfeitos com sua forma e se transformaram, como um canguru-pássaro, um gato-pássaro, uma girafa pássaro e outros que junto com ele se transformaram no bando da liberdade e voaram pelos céus livres e felizes observando o mundo com outros olhares

“O voo do golfinho é uma história sobre o desejo de liberdade presente em todos aqueles que são capazes de sonhar – sejam eles plantas, homens ou animais.”

As musicas que nos acompanharam  foram

 

11/03/2018    sara 2PETIT

A segunda edição das historias infantis  musicadas foi referente ao livro A maior flor do Mundo de José Saramago.

Como o autor nos permite fizemos uma pequena adaptação da historia contando-a com  ” “palavras mais fáceis” e de acordo com a idade do nosso publico infantil, a maioria menos de 8 anos.Aproveitamos a temática do livro  sobre  o passeio do meninos ,nosso  herói pela floresta  de sua aldeia e demos uma pequena explicação sobre as arvores nativas de Portugal, ( oliveiras, cedros,freixos, carvalhos, sobreiros etc ) a sua importância na manutença das matas nativas na prevenção de incêndios, manutenção do ecossistema, local e também sobre a preservação e economia de água para uma melhor sobrevivência de todos.

Nosso herói, o menino que salvou a grande flor foi agraciado com 3 musicas  intercaladas a história que lembram o campo, as arvores e a dificuldade da  desertificação local  . Foram elas: Alecrim dourado( versão PT e BR) , O Rama ó que linda rama(musica tipica alentejana)  e Asa branca ( Luiz Gonzaga Brasil) cantadas pela musica, Cecilia Peçanha e acompanhada por todos

E como nao podia faltar plantamos flores com as crianças sob a orientação de Ana Paula  Faia Ambrosio que nos preparou lindas sementes de Capucinos

vejam o evento com os vídeos completos aqui:

 

 

Fotos das plantações da Ana Paula Faias Ambrosio a nossa artista ,criadora  dos postais e das arvores e das flores

 

 

 

 

11/02/2018

Esse ano de 2018 iniciamos uma nova parceria com a livraria  ” La petite Portugaise”asbl  e será com imenso prazer que nós a equipe da OCA asbl, vem trazer a cada  segundo domingo do mês uma historia em Português para as crianças da comunidade lusófona em Bruxelas.

Teremos sempre musicas  de Cecilia Peçanha, e atividades  variadas organizadas por Ana Paula Faias Ambrósio

Esperamos que seja uma longa parceria, com isso poderemos apresentar a todos diversas histórias de autores que adoramos, como:

Nossa primeira história   O Gato e o Escuro   -Moçambique- Mia Couto  (MZ)-ilustrado por Danuta  Wojciechowska ( PT)

O GATO E O ESCURO“ de Mia Couto

A mãe Gata dizia aos seus filhos para nunca atravessarem a barreira que separava a luz do escuro.

Um dia, o gatinho Pintalgato desobedeceu às ordens da sua mãe e decidiu ir espreitar o escuro. Foi pondo uma pata, depois outra, até que reparou que metade dele já estava preta e, então, começou a chorar. Enquanto chorava, ouviu uma voz… Era o escuro que, ao mesmo tempo que consolava o gatinho, se lamentava, dizendo:

-Eu é que devia chorar porque olho tudo mas nunca vejo nada!

De repente, apareceu a mãe Gata. Pintalgato, receoso que a sua mãe o castigasse, encolheu-se, mas a Gata grande estava mais preocupada em consolar o escuro.

Foi então que a mãe Gata perguntou ao escuro se não queria ser seu filho, mas este, como não era um gato, questionou-se. Ao virar-se,porém, viu uma cauda.

Foi então que acordou e percebeu que era um sonho.

 Se quiserem acompanhar a historia aqui vai um resumo da nossa atividade com musicas de Cecilia Peçanha

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s