Mico Louruz

102    Mico Louruz  
Mico Louruz
Natural de Porto Alegre RGS
na Bélgica desde outubro 1994
 

Mico é um artista, sempre trabalhou em varias modalidades principalmente com capoeira, percussão e outras atividades culturais. Trabalhava na secretaria de cultura da Prefeitura de Porto alegre(RS), quando movido pelas leis do coração, se apaixonou por uma Belga . Largou tudo veio morar aqui ,na cidade de Antuérpia ,com a ideia inicial de ficar uns dois anos e quem sabe depois retornarem ao Brasil. Hoje 19 anos depois com dois filhos Belgas brasileiros de 18 e 13 anos, e um franco brasileiro a caminho, muitos trabalhos aqui e em vários outros países da Europa Lança um cd com um lindo trabalho para crianças chamado LENDAS AFRICANAS, que é parte desse caminho percorrido aqui na Bélgica

Mico conta para nós um pouco da sua historia e trajeto na Bélgica

Pratico a capoeira desde 1979. passei pelas mãos dos mestres: Jean Baptista Kleber(Churrasco), Norival(NÔ), Miguel Machado. Iniciado no mundo percussivo musical por mestre Môa do Katendê através do Berimbau e da percussão afro-brasileira. Depois teve contato com coisas da tradição afro-cubana com Didier Labarre(BXL) e estudou Tablas com Mani Shankar(Varanasi).

Estou na Bélgica desde outubro de 1994

No inicio como membro do grupo Cativeiro(de Mestre Miguel Machado). Depois em 2005 fundei minha própria escola CAPOEIRA ANGOLA TUPINAMBAS. Desde 1994 até à presente data,  muito foi feito em prol do desenvolvimento de Capoeira Angola , não só em Antuérpia, bem como em toda a Bélgica. Isso se deu através de Inúmeras apresentações, palestras, festivais e estágios por nos realizados. Muitos nomes de reconhecida importância no mundo da capoeira aqui estiveram, nos presenteando com seus “axés” e sabedoria.

A presença de Mestres como : João Pequeno o Pastinha, Boca Rica, Miguel Machado, Lua Rasta, Moa do Katende Marrom Anastácio (RJ), KK Bonates, Djop Barbosa, Buguelo, Fred Abreu, Marreta (NL), foram de suma importância na difusão de nossas propostas.

Durante esse tempo me aprofundei também no mundo da percussão. Comecei a pesquisar e praticar a MBIRA e tablas e o berimbau. A ideia do CD Lendas Africanas, surgiu depois de ter desenvolvido um projeto de contador de historias para crianças na rede escolar de flandres por mais de 10 anos. No qual eu era o encarregado de fazer a musica, enquanto meu colega na época(foram vários) contava a historia . no CD eu faço os dois : o conto e a percussão , em parceria com Vinícius Corrêa e Cláudio Veiga ( duo de violão Batuque de Cordas).

Lenda africanas é um CD idealizado e realizado por MICO LOURUZ em parceria com o Duo BATUQUE DE CORDAS..O projeto se baseia na tradição africana do contador de historias(Griot, Arokins, akpalos).  É direcionado ao publico infantil e é composto de 5 contos, acompanhado de uma musica correspondente. o CD foi gravado em março/abril desse ano,no estúdio Boca dos Sons(Santa Cruz do Sul -RS, Brasil), por Alison Knack  e Jorge André Hunger,  com o auxilio da Lei Rouanet e patrocínio da Empresa Estatal SulGas. com direção Musical de Vinícius Corrêa; composição e arranjos Vinícius Corrêa e Cláudio Veiga, Direção de narrativa ficou a cargo de  Jackson Zambelli. Os contos são  recriações de contos tradicionais de diversas regiões da africa negra, feitas pelo percussionista Mico Louruz .

Mico qual o projeto para 2013?
Esse ano,nós estamos divulgando o CD lendas africanas e programando atividades em formato de workshop para crianças em que unimos historia musica e danças afros brasileiras essas atividades são participativas ,em que a criança alem de escutar pode também participar efetivamente dos contos não apenas através dos movimentos corporais ,relacionados a historia como também aprender a tocar alguns instrumentos musicas de percussão.

Sera dirigido para crianças de 4 a 12 anos em grupos diversos, os menores com as historias e dança e os maiores com oficinas de percussão criativa .Em breve serão divulgado local e datas para esses workshop

de onde vem as Lendas

de onde vem as Lendas   dsc_1989       

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s