Joelma Castro

joelma  band.red

Par Joelma Castro a ME BRASIL NA BÉLGICA ·

Depois de 5 anos me correspondendo por carta com um belga, nos conhecemos pessoalmente no Brasil, nos apaixonamos e começamos a namorar. Namoramos por 2 anos e depois decidimos que eu viria para a Bélgica e nos casaríamos.

Eu nunca havia tido vontade de morar no exterior, mas adorava desafios, mudanças e novidades, não pensei duas vezes, desembarquei aqui há 17 anos atrás, me casei, tive um filho e por aqui fiquei.

O primeiro ano foi péssimo, viver em um país que não tem os mesmos costumes que o nosso não é fácil, derramei muitas lágrimas para aprender o holandês, os imigrantes sofrem muito quando não conhecem o idioma, eu achava que nunca conseguiria aprender, tinha medo de não encontrar trabalho e de estar sem minha família em um país tão distante, não tinha nem internet ainda!

Mas enfim tudo deu certo, à partir do segundo ano fui me integrando, fazendo amigos, não havia muitos brasileiros na minha região e eu estranhava a dificuldade de se fazer amizades belgas, para mim levou 5 anos para conseguir verdadeiros amigos belgas. Consegui um trabalho em uma empresa aérea e minha vida estava encaminhada, mas faltava algo, eu sentia muita falta de uma muvuca brasileira!! No ano de 2000 comecei a organizar eventos brasileiros com algumas amigas, a gente se divertia bastante, em 2002 criei o Centro Cultural Alegria Brasil, sem fins lucrativos, nessa época eu e um grupo de amigos organizamos grandes eventos e nos envolvemos com muitas atividades relacionadas à cultura brasileira mas 2 anos depois as obrigações eram muitas e o prazer era pouco, decidi então me afastar.

Em 2006 conheci Jo Santos e começamos a organizar encontros brasileiros com música ao vivo aqui pela cidade, desde então não paramos mais. Agora faz quase 1 ano que me divorciei, cheguei a pensar em voltar ao Brasil, mas confesso que não tenho ânimo para recomeçar tudo de novo do zero e não sei se quero realmente voltar.

Amo a Bélgica tanto quanto amo o Brasil, no decorrer desses anos conheci muita gente, ouvi muitas histórias e aprendi muita coisa. Morar no exterior nos dá desafios únicos, importantes para o amadurecimento, autoconhecimento e bagagem. Por enquanto vou ficando por aqui e posso afirmar que apesar dos contratempos, até hoje o saldo foi positivo!

Leuven 8/05/2012

399473_10150941229652541_2092921625_n                            228546_10150985100227541_482818670_n

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s