Ivanete Knaepkens

ivanete Ivanete knaepkens

origem: São Paulo

O Meu nome é Ivanete, eu vim morar na Bélgica por amor.

Eu conheci o meu marido no Brasil, eu trabalhava em uma empresa e o meu marido era cliente internacional daquela empresa, nos apaixonamos e 7 meses depois estávamos casados.

Depois de me casar no Brasil e vir morar na Bélgica, em um País estranho, tudo era diferente para mim, estava acostumada a ter a família sempre por perto, de repente me senti sozinha á milhares km de “casa” (Brasil). Eu estudava o dia inteiro em casa e á noite ia para a escola de Neerlandês, durante o dia eu não tinha ninguém para conversar até mesmo fazer algum comentário sobre os meus descobrimentos neste novo País, coisas que para mim eram novidades…para o meu marido não era, (afinal ele é um Belga e sempre morou aqui na Bélgica).

Na escola tinha pessoas de muitos países diferentes, não tinha ninguém do Brasil, no começo eu fiz amizade com uma moça da “Costa Rica” que falava o Castelhano, então dava para nos comunicarmos. Em 2001 nao tinha tantos Brasileiros em Antuérpia, pelo  menos nos lugares que eu frequentava, fiz amizade com uma moça do “cabo Verde” ela é minha amiga ate hoje, e ela me ensinou muitas coisas que facilitaram a minha vida aqui, como por exemplo: eu gastava muito dinheiro em telefonemas para o Brasil, ela me ensinou que podia telefonar com cartão, utilizava o cartão e fazia telefonemas para o Brasil do meu próprio telefone fixo, o cartão custa 5 euros e dava para falar durante 2 horas, ela me mostrou lojas que vendia produtos Brasileiros, etc.

Depois de nove meses de casada engravidei do meu primeiro filho, e tive que parar de estudar eu passava muito mal com muitos enjoos, ate o perfume da professora me enjoava rsrs, depois que o meu primeiro filho nasceu, quando ele tinha 6 meses, engravidei novamente, depois eu tinha que cuidar de dois bebês, era uma loucura, eu sozinha sem ninguém para me ajudar só o meu marido, que por sinal era maravilhoso um verdadeiro parceiro. A família do meu marido morava em outra cidade um pouco distante, e para complicar eles falam o “dialeto” do Neerlandês, são palavras que não estão no dicionário, pra mim é super difícil entender muitas coisas que eles falam, muito diferente do Neerlandês que aprendi na escola.

Hoje 11 anos depois, já sou Belga Naturalizada, desde 2003 já voto aqui na Bélgica, me sinto uma belga, tanto que fico triste quando alguém fala mal da Bélgica, aprendi a amar este pequeno Pais, pequeno em tamanho, mas grande em histórias e beleza. Espero que vocês que estão se mudando para outro País, tenham paciência, e estudar a língua do País, se integrar, que tudo vai dar certo, um abraço á todos😉

Ivanete Knaepkens

92

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s