Migração Política

bandeira azul

           

              MIGRAÇÃO POLÍTICA

A migração politica provem na sua maioria da década de 70/80 decorrente da ditadura brasileira,ela trouxe muitos brasileiros  que  por aqui passaram e poderíamos citar  nomes importantes na atual conjuntura política brasileira .  Alguns desses migrantes permanecem até hoje na Bélgica ou deixaram descendência . Entre eles conseguimos localizar ainda cinco remanescentes  e dai partiremos a nossa informação  de importante recuperação  para a ligação Brasil- Bélgica no tópico imigração politica. Queremos recuperar essas histórias , para que os anos de ditadura brasileira  sejam sempre lembrados,como um  fato  a  não  se repetir.

Entre eles gostaríamos de destacar:

    Yolanda Bettencourt Thomé: Talvez a mais antiga imigrante por motivos políticos na Bélgica.  Ela nasceu no Brasil em 1921   e imigrou em 1964 para a Bélgica seguido eu marido belga  devido a dificuldades que encontraram no Brasil apos o golpe militar  ( continua…)

 

 

  

Susana Roosberg  cineasta . Vive na Bélgica desde 1967  Susana é a realizadora do documentário “Brasileiros como EU” filme de grande sensibilidade que conta as agruras e os sucessos de muitos de nossos contemporâneos nessas terras geladas Belgas continua…..

brasileiros como eu

    Brasileiros  como EU Susana Rossberg  -2008

aos interessados em ver o filme contactar susana.rossberg@skynet.be

artigo da rfi fr sobre o filme

 

 

 

 

 

 

ines olude 085

Inêz Oludé  da Silva :Natural de Pernambuco, chegou na Bélgica  em meados dos anos 70 Artista plastica, criadora da Bienal de Artes brasileira em Bruxelas , também migrante política  mantém uma pagina de memórias ,onde varias de suas historias estão colocadas , seu depoimento para Me Brasil   e também em Memorias do Exílio. pagina de Inês Oludé

 

ines olude expo

 

Antonio Barbosa Lira :  

antonio lira

Antônio B Lira viveu no Recife, até a adolescência em Bruxelas desde 1975, onde participou do comitê para a anistia de presos políticos das ditaduras sul americanas. continua….

 

Maria Sueli Peres de Farias  exilada na Bélgica  desde 1974 , saiu do Brasil em 1972 como perseguida politica  e se exilou no Chile ate 1973 ,quando apos o golpe militar  imigrou para a Europa , veio parar por acaso na Bélgica e ficou vivendo aqui  até os dias de hoje  . Psicoterapeuta  , faz parte do núcleo do PT na Bélgica  que foi re -fundado em outubro de 1997

Um pensamento sobre “Migração Política

  1. Pingback: Exposição brinquedos populares de Inês Oludé | OCA asbl -MeBrasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s