Agenda 2013

bandeira2 (1)

Dezembro

O mês de dezembro marca o nosso final de mais um ano de 2013 com atividades variadas, em breve uma resenha do ano ,mas nossa próxima atração sera mais uma linda historia de Ana Maria Machado a qual tivemos o prazer de conhecer durante o ano de 2013 . E por isso voltaremos a homenagear”  O Natal do Manuel”   é uma bela historia que mostra pela visão de uma criança , o que é o Natal?

É um musico da portela? A capital do rio grande do Norte? Uma festa? Um momento especial?

Venha descobrir conosco e também criar a sua arvore de natal? Aonde você mora existem Pinheiros?  E se eles nao existissem? O que você faria? Existem  pinheiros no Brasil? qual? e aonde?

cirandinha dezembro

Em dezembro o NATAL

bandeira2 (1)Novembro

Em homenagem ao  dia da  Consciência negra 2013 A origem desta data, 20 de novembro, não é uma simples data, a mesma foi escolhida, pois coincide com a data em que Zumbi dos Palmares morreu. Se você não sabe, Zumbi dos Palmares foi um dos grandes heróis que lutou para defender os seus direitos e de todos os escravos. Essa data reflete a resistência dos negros  à escravidão e a grande luta que Zumbi do Palmares teve em toda a sua vida.

feriado-consciencia-negra-2013

Insira uma legenda

teremos duas programações especiais para celebrar:

Para as crianças a hora do conto coma presença especial do musico e capoeirista Mico Louruz   que gravou um lindo Cd com o grupo batuque de cordas , com historias infantis e musicadas chamado historias africanas( vejam)

cirandinha nov

lendas_africanas

E continuando a nossa homenagem a noite teremos a apresentação do filme PERNAMCUBANOS  O Caribe que nos Une ,de Nilton Pereira, que estará presente  para um debate pós filme,e que  retrata as ligações musicais , religiosas e culturais  provenientes das origens africanas no trafico dos escravos para as duas regiões

A secção sera aberta  pelo ritmo frenético da batucadas de Mico Louruz

Nao percam dia 20 as 19:30 no cine aventura Bruxelas uma parceria do projeto Raizes – Racines africanas e da asbl OCA
PERNANCUBANOSjpg

bandeira2 (1)

Outubro

16 de outubro : evento da  biblioteca Ciranda Cirandinha- HORA DO CONTO

16deoutubro (1)

A 5a oficina de literatura da biblioteca ciranda cirandinha ,em parceria com o consulado geral do Brasil na Bélgica, faz parte do projeto de difusão da língua portuguesa do MRE Brasil , vejam fotos das anteriores no nossa pagina em literatura

 

band.roxo

  filme e debate -Cinderelas lobos e uma príncipe encantado

Dia 1 de outubro de 2013 com a presença do cineasta JOEL ZITO ARAUJO  debate  sobre trafico de mulheres e casamentos interculturais  a partis das 18 H   em parceria OCA -Mebrasil Consulado geral do Brasil na Bélgica

joel (1)

bandeira2 (1) Setembro

Dia 11 de setembro a partir das 15h  teremos a 4° oficina de literatura do ciranda cirandinha  começamos o mês e o ano escolar oferecendo a historia  de Ana Maria Machado ” A Jararaca a Perereca e a Tiririca   faremos uma grande animação, para podermos conhecer a escritora Ana Maria Machado  que virá pessoalmente  contar suas historias para nossas crianças em 26 de setembro as 18h

cirandinha 11desetembro

 

 

 

bandeira2 (1)

 dia 26 setembro atividade extra                                     ciranda -cirandinha

 e exposição brinquedos populares do Brasil de Ines oludé

ana mariamachado_o

bandeira2 (1) Agosto

Dia 1 de agosto  as 16H teremos um Encontro  conferencia -com a

Sra Heloisa Galvão em parceria com o Consulado Geral do Brasil na Belgica

Local: Sala Multiuso do Consulado Geral do Brasil

em Bruxelas – Rue du Trône 108, 1050 Ixelles

heloisa galvao

 Heloisa nos sera apresentada pela cineasta susana Rossberg O intuito desse encontro informal é de trocar idéias sobre os problemas da imigração brasileira nos Estados Unidos e na Bélgica. Heloisa Galvão, jornalista de formação, criou o Grupo Mulher Brasileira, que não atende unicamente mulheres, para ajudar os imigrantesbrasileiros nos seus problemas cotidianos. Heloisa anima igualmente um programa de rádio semanal, e escreveu um livro sobre a imigração feminina. Atualmente o Grupo Mulher Brasileira luta, junto aos outros grupos de imigrantes, pela aprovação da reforma imigratória nos Estados Unidos. O trabalho de Heloisa, e do Grupo, é fundamental para a aceitação da comunidade brasileira no estado de Massachusetts.

www.verdeamarelo.org 

bandeira2 (1)Junho

Hoje 26 de JUNHO  2013  AS 17/30 na AVENIE LOUISE 350

PORTA DA EMBAIXADA DO BRASIL NA BÉLGICA   -venham todos

manif tati_o

O MANIFESTO na integra da imprensa

PORTUGUÊS

A onda de protestos no Brasil levou mais de 1 milhão de pessoas às ruas em mais de 100 cidades brasileiras. As manifestações populares, iniciadas pelo aumento das tarifas de transporte público, foram reprimidas com uso excessivo da força policial e atualmente projetam reinvidicações mais amplas que vão desde a melhoria geral dos serviços públicos ao fim da corrupção. A chamada “Revolucão do vinagre”[i] é um fenômeno popular que está transformando a história do país. A comunidade brasileira na Bélgica deseja expressar sua solidariedade às diversas manifestações pacíficas que vêm acontecendo em várias cidades brasileiras e no exterior. Uma manifestação será organizada em frente à Embaixada do Brasil em Bruxelas, amanhã, dia 26 de junho às 17h30 em apoio aos atos cívicos no Brasil.

COMUNICADO DE IMPRENSA
PROTESTOS NO BRASIL: REVOLUÇÃO DAS EXPECTATIVAS?

À partir das manifestações populares contra o aumento da tarifa dos transportes públicos, uma insatisfação popular generalizada foi traduzida em protestos de apoio aos atos reivindicatórios que defendiam, a priori, a redução da taxa dos transportes públicos, a oposição à repressão policial e a defesa dos serviços básicos. Os protestos, de forma inesperada, adquiriram maiores contornos e com a
inclusão de reivindicações que merecem grande reflexão para que o próprio movimento possa se restruturar.
O grupo Facebook da manifestação do dia 26 de junho foi criado originalmente por estudantes brasileiros na Bélgica e hoje já conta com a adesão de 2500 membros da comunidade local.

Os organizadores desse ato pacífico em Bruxelas acreditam que os brasileiros estão cada vez mais cientes
que são atores indispensáveis no desenvolvimento de uma democracia real. A melhoria do acesso aos serviços públicos (nas áreas de transporte, educação, moradia e saúde) e o fim da criminalização dos movimentos sociais são igualmente prioridades que serão evocadas durante o protesto desta quarta feira.
“Sem dúvida, as manifestações ocorridas no Brasil e no exterior, expressam uma nova forma do brasileiro se relacionar com a política e almejamos que esta postura reflita nas eleições de 2014 em diante no Brasil. O apoio dos brasileiros na Bélgica, em particular, também pode promover a conscientização e a busca por informações sobre como e onde votar fora do Brasil, já que atualmente o número de eleitores 2
brasileiros inscritos na Bélgica não reflete a população aqui residente ou em intercâmbio. A ação e a consciência política resultante dessas manifestações podem refletir uma participação mais efetiva dos brasileiros nos rumos políticos do país. A conscientização na hora de votar é responsabilidade de cada brasileiro” reiteram os organizadores do evento. A hora de agir é agora e apoiamos vivamente a democracia e a vontade popular!

1) A Revolução do Vinagre é uma terminologia usada para descrever o fenômeno popular que está transformando a história do país após a prisão de indivíduos portadores de vinagre, próximos as regiões das manifestações, uma vez que este produto age sobre os efeitos do gás lacrimogênio utilizado na repressão policial.

bandeira2 (1)Dia 20/06 -18h – coquetel de lançamento do filme- “A Peladas”de Damien  Chemin

Com a presença dos atores  Bruno Pego e Kika farias  seguido de um show de forró com o grupo AVANATOU      ( Turdus e Membrana) responsaveis pela trilha sonora do filme

damien2

bandeira2 (1)Literatura infantil – 12/06/2013

cartaz12junho

Hora do conto – 12 de junho- 15 h

projeto ciranda cirandinha  segunda seção     A sopa de pedras  , historias de Pedro Malasartes , extraída do livro historias à brasileiras recontadas por Ana Maria Machado e ilustrações de Odilon Moraes

Teremos animações surpresas  e muitas  atividades  e a presença da biblioteca da ciranda do Livro. Inicio a  partir das  15h compareçam e tragam suas crianças a aberto a todas .

hist_a_brasileira_2_1250731905

Em dezembro o NATAL 

bandeira2 (1)Maio: Cinema e literatura infantil

A semana e incia e dois novos projetos começam a  se desenvolver:

 Oficinas de literatura infantil brasileira 15 de maio a partir de 15h

cartaz2 (1)

-Tragam suas crianças para ouvir historias e praticar atividades lúdicas com o projeto ciranda cirandinha da OCA ASBL

Primeira historia Pipistrelo das Mil Cores de Zélia Gattai

Pipistrelo é um bicho muito curioso que foi achado no meio do mato, nos confins do Pantanal, nadando em uma lagoa azul. Infelizmente, eram três os caçadores ali à espreita e eles não perderam a chance de capturá-lo e levá-lo para a cidade, onde organizaram um leilão para tirar o melhor proveito possível de sua caça mais preciosa.
Parecido com um dragão dos contos de fadas, Pipistrelo tinha asas de seda que mudavam de cor. E como não tinha voz, expressava seus sentimentos ao mudar a cor de suas asas. Os malvados caçadores acabam na prisão, e o coitado do Pipistrelo vai parar em um zoológico do Rio de Janeiro – afinal ele era um espécime único, e precisava ser estudado.
Com as asas roxas de tristeza, Pipistrelo não quer mais comer. Até que um grupo de crianças, todas da mesma classe, vai fazer um passeio no zoológico e consegue se aproximar do dragão. E os nossos heróis conseguem mais: eles convencem Pipistrelo a comer e se arriscam para conseguir soltá-lo. Pipistrelo vai embora voando, exibindo em suas asas as cores da bandeira do Brasil.

pipistrelo

bandeira2 (1)Cinema: 16 de maio-18h- Brasileiros como EU-Susana Rossberg.

brasileirosdocumentario

 A imigração tratada com sensibilidade e sutileza O documentário de Susana Rossberg – Brasileiros como eu – é simplesmente apaixonante. Beleza cinematográfica e depoimentos contundentes levam o espectador a experimentar intensas emoções e a refletir sobre a natureza dos fluxos migratórios das mais variadas naturezas.Em um primeiro e desavisado olhar, podemos pensar que se trata simplesmente de um filme sobre a comunidade brasileira na Bélgica. No entanto, o filme nos convida a pensar na diáspora brasileira de uma maneira bem mais ampla. Discutem se, de maneira incrivelmente bem amarrada, as várias razões que levaram os participantes a deixar nosso país: desde perseguição política até falta de oportunidades econômicas. Mas, Rossberg não pára por aí. Pragas sociais que tanto dano causam ao Brasil como, por exemplo, o tema candente do racismo são amplamente abordadas. Os temas mais espinhosos são tratados de modo corajoso, mas sempre sensível e elegante.O olhar da cineasta é tão profundo que, apesar do título, o documentário aborda experiências, vivências e modos de sentir que chamam a atenção de todos que estejam interessados em deslocamentos populacionais. Ao final, não podemos deixar de fazer as velhas perguntas iluminadas pelo olhar de Rossberg: as feridas causadas pelo desenraizamento tornar-se-ão cicatrizes menores? Seriam indeléveis os traumas que costumam afetar toda a família? Respostas? Certamente o filme não nos oferece. Muito pelo contrário, somos levados a fazer novos e, `as vezes doloridos, questionamentos. O filme de Rossberg nos faz refletir, conter lágrimas e esboçar alguns sorrisos. Realmente imperdível.Dr. Clémence Jouët-Pastré Senior Preceptor in Portuguese Harvard University

Este slideshow necessita de JavaScript.

A exibição do documentário foi realizada na presença da cineasta Susana Rossberg .Durante o evento foi apresentada uma exposição de fotos de SImone Krunas  de alguns  brasileiros na Bélgica que  participaram do  site de histórias do site www.oca-mebrasil.orgadn

Abril  :atelier de costura  e customização de roupas. Primeiros passos

dia 12 de abril a partir das 15:30 as 18 h – oficina de costura

leia mais informações em eventos https://www.facebook.com/events/355145871257411/

local rua louis Hap 29 1040  Etterbeek

DIA 3 de Maio  segunda ediaçao as 15:30   oficina de costura 2 – modelagem

vide evento https://www.facebook.com/events/131079130416349/?ref=3

578257_526046150767446_549002934_n

Março: Exposição ORIXÁS  -Cleverson de Oliveira e noite afro com conferência

orixás cleverson

Não percam noite em homenagem a cultura afro brasileira

  • 18h exposição de Cleverson de Oliveira  artista plastico brasileiro
  • 19h, O samba como forma de subvenção  do saber  dos escravos  brasileiros  – Cristiano Ventura.
  • 20h coquetel de abertura do Estagio Internacional de Capoeira do mestre Djop Barbosa

62422_160643534093375_1267652931_n

O estagio internacional de Capoeira continuará sua programação12-ieme-anniversaire--1A--vzw-E.CA.-Estagio-de-Capoeira-20  Todo o fim de semana a seguir na Maison de Malibram,  rue de la Digue 10 1050 Ixeles – Bruxelas

Sabado 16 de 11 as 18H com estágios e  capoeira e musica de 11 as 18 h  mestres: Eletrecista-It – Armando Pekeno-Fr – Joãozinho da Figueira-UK – Mico Louruz-Be – Bartelemi-Be – Gil Maciel-Es. – * Professores: Calango-Be, João Médio-Be, Parana-SP,Chiclete-Fr, entre outros… – Chants, poliphonie: N’Faly Kouyaté – Danse: Mano Amaro

Sabado 21h   DJ MANO AMARO Ritmos brasileiros no Horloge du sud, Av. Trône 141, 1050 Bruxelles.

Domingo feijoada  fechamento das atividades do   week-end, feijoada. Prix 13€, Maison du Quartier Malibran, Rue de la Digue 10, 1050 Bruxelles. reservas j até 10 mars 2013! 

preço total do fim de semana de atividades  com capoeira : 80 euros

DSC_4089 Atelier de mosaico 24/02/2013

Amanha a terceira edição do atelier de mosaicos   ainda temos  1 vaga ,compareçam

local: biblioteca da ciranda do livro rua louis hap 29 -1040 Etterbeek

horário: 15h

inscrições: 0486916224

preço :15 euros

esperamos vocês com pão de queijo e cafezinho

Resultado da nossa enquete

A nossa enquete de votos terminou e  o ganhador vocês podem verificar  abaixo: “CINEMA”

Então preparem seus saquinhos de pipoca, e seus lencinhos  e suas gargalhadas, pois o CINE  BRASIL vai  voltat , para começarem a tomar um gostinho vejam a  pagina do mesmo via facebook,para que vocês possam ver o que esta se passando ,e ir sugerindo filmes .

Em breve no ” melhor cinema da nossa cidade”

O Cine Brasil Belgica é uma parceria do projeto ME Brasil do Cine Brasil  de  Sidnei Tendler  e do Consulado Geral do Brasil na Bélgica

estamos disponibilizando  aqui sugestões de filmes.

331266_10150437066941019_1425005893_o

O que você gostaria de ver ou fazer) em 2013

cinema brasileiro 30.91%  (17 votes)

exposições 23.64%  (13 votes)

oficinas criativas 23.64%  (13 votes)

mesas redondas temas variados 14.55%  (8 votes)

palestras de literatura 5.45%  (3 votes)

Other: 2%  (1 votes)

Total Votes: 55

 

Feliz Ano Novo

 

coopa-roca-luminariasComeça um novo ano , e com ele novos desafios, e atividades variadas,  para que nós os brasileiros na Bélgica ,possamos  juntos criar  um espaço de acolhimento,  leitura ,arte , cinema , fotografia , artesanato, e muitas outras outras informações culturais para a nossa comunidade aqui presente. Estamos aqui para nao apenas resgatar nossa memoria , mas também criar uma parte dela para o futuro

O grupo ME Brasil  (memoria dos brasileiros na Bélgica) deseja a todos um super feliz 2013 com muitas historias para contar e serem contadas, esperamos por vocês

FEVEREIRO 2013

Atividade OCA- Me Brasil, Consulado geral Brasil na Belgica- atelier Sidnei Tendler

lançamento do livro PROJETO 6 CIDADES
05/02/2013 18H

sidnei livro

Um pensamento sobre “Agenda 2013

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s