Livros 2014- adultos

Em 2014 vamos começar a postar algumas resenhas pelo blog. Não temos a presunção de com isso sermos grandes críticos literários , mas como grandes devoradores de livros  vamos promover por aqui a literatura  lusófona, difundindo e valorizando os autores, sejam eles brasileiros, portugueses, angolanos , moçambicanos, cabo-verdianos, etc. Elas também poderão ser encontradas e discutidas nosso grupo do Facebook.

Cada livro indicado será seguido de um resumo do mesmo, uma analise do  leitor, uma classificação, o nome do autor, da editora e a possibilidade de ser ou não encontrado na nossa biblioteca, a Ciranda.

Links de venda em e-book com a orientação da loja virtual ou em download gratuito pela internet também estão presentes.

A nossa  classificação(e não dos críticos) será :

*****(5) Muito bom – imperdível de perder o sono

****(4) Bom-  leitura recomendada

***(3) Razoável – leia  é suportável

** (2)Sofrível- bom para vencer a insônia

* (1) Ruim- só é melhor que bula de remédio

Contamos com o apoio de todos os interessados, em compartilhar também conosco suas descobertas! Obrigado a todos e boa leitura:

Biblioteca: Louis  Hap,  29 – 1040/Bruxelas- Bélgica  OCA Asbl                                             Tel  (+32) [0] 2640.25.61( fixo )     Móvel: (+32) [0] 486.91.62.24 ( Regina Barbosa)             Funcionamento 2a à sábado –  sob hora marcada, de 10hs às 19hs

Indicações 2014 da CIRANDA DO LIVRO EM PORTUGUÊS:

janeiro 2014  :

1° livro:fim

FIM (****)

Autora: Fernanda Torres – Companhia das letras-  Comprar online

O livro conta a historia de vida de um grupo de amigos, que viveram na década de 50 até atualmente em Copacabana, os ditos “3a idade de Copacabana”, desenvolvendo a trajetória deles até o fim de uma vida. Boa narrativa gostoso de ler, com uma linguagem bem carioca, um pouco ácida e jovem. Agradável leitura e ótima reflexão de caminhos na vida.

Regina Barbosa

Resenha Oficial:

O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com ‘Fim’, seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas – festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos – mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão – ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de ‘Fim’. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s